"Green-mix" concrete: uma alternativa ambientalmente amigável

A partir dos esforços do governo da Malásia para encorajar o uso de materiais sustentáveis na construção de edifícios ecologicamente eficientes, pesquisadores da Universidade Teknologi MARA desenvolveram com sucesso uma versão do concreto batizada de green-mix concrete e que promete ser mais amigável ao meio ambiente.

 

Neste projeto, pesquisadores inovaram o green concrete com a utilização de materiais convencionais parcialmente substituídos por materiais reciclados e resíduos adequados para que se alcançasse desempenho, economia e sustentabilidade esperados. São eles as cinzas volantes, agregados reciclados de concreto e de latas de alumínio.

 

Descobriu-se que cinzas volantes, resíduo de usinas de carvão e normalmente descartadas em aterro, podem substituir o cimento cuja produção gera grandes impactos. O reuso de resíduos gerados a partir de estruturas de concreto demolidas proporciona uma redução no consumo de matérias primas e a utilização de latas de alumínio justifica-se por sua facilidade de obtenção e corte das fibras. A produção desse novo concreto requer, obviamente, novos conhecimentos técnicos referentes a projeto, matérias-primas e propriedades do concreto verde. Com isso, os pesquisados estimam uma granho de resistência de superior em 30% ao concreto convencional.

 

Benefícios do "green-mix" concrete;

- Desempenho conforme projeto;

- Menor pegada de carbono por unidade de concreto produzido;

- Grande potencial para comercialização.

 

Fonte: http://www.sciencedaily.com/releases/2015/05/150526093237.htm

Please reload

Destaques

O pavimento que bebe água

October 30, 2015

1/1
Please reload

Postagens Recentes
Please reload

Tags
Please reload

CONSTRUTORA FRANCO PENTEADO LTDA. -  Fone: (11) 4524-3444 - contato@francopenteado.com.br / © 2014 FRANCO PENTEADO. 

 

  • facebook
  • LinkedIn Black Round